sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Feapa: Mauro Leônidas, novo diretor, fala sobre gestão


Próxima de completar oito anos, em 17 de maio, a Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) iniciou 2009 com novas mantenedora e direção. Agora gerida por Edson Franco Jr. e dirigida por Mauro Leônidas, a instituição passa por transformações administrativas e pedagógicas. Nesta fase inicial, o novo diretor ainda avalia o cenário deixado pela antiga gestão. Segundo ele, as mudanças já podem ser percebidas.
"A mudança não precisa ser dita, mas sentida. Sigo um modelo de gestão que evita trabalhar com expectativas, é mais interessante sentir o resultado", diz. Formado em Matemática pela UFPA e em Administração e Pedagogia pela União de Ensino Superior do Pará (Unespa), como a Unama era conhecida, Mauro Leônidas já tem prática com direção de instituições de ensino superior (IES).
Mestre em Recursos Humanos pela Unama e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauro já dirigiu a Faculdade do Pará (FAP) e a Escola Superior Madre Celeste (ESMAC). Além disso, ele é avaliador de cursos do MEC/Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). De acordo com Leônidas, sua relação com toda a faculdade (coordenadores, professores, alunos e funcionários) se pautará no diálogo e na transparência, resultando no aumento do nível de informação institucional. "Você pôde perceber que eu não paro na sala. Gosto de eu mesmo levar os documentos aos seus setores de destino, assim estreito relações com as pessoas e sei o que acontece também".
A mudança, porém, traz dificuldades. E em alguns casos, enfrenta resistência. Para Mauro, o principal empecilho encontrado, ao assumir o comando da Feapa, foi a cultura administrativa herdada dos antigos diretores - completamente diferente do modelo imaginado por ele. "Isso é um complicador, pois às vezes tenho de mudar cabeças e até pessoas", afirma.

Nova Gestão
A mantenedora responde pela gerência financeira da IES, ou seja, assume a propriedade do negócio. Neste caso, Edson Franco Jr. é o responsável por gerir financeiramente a Feapa e Mauro Leônidas cuida da administração pedagógica. Dessa forma, a troca de mantenedora implica novas diretrizes.
Entre elas, Mauro aponta a excelência como sua principal missão na faculdade. "Temos ainda como diretrizes melhorar a qualidade de ensino e a marca da Feapa. Isso significa que queremos formar cabeças pensantes e não técnicos", completa, explicando que o artigo 'A', posto antes do nome Feapa, representa qualidade, conceito máximo.
Para tanto, Leônidas avalia as demandas da instituição e, segundo ele, está reestruturando os estúdios de TV, rádio e fotografia. Além disso, a partir de levantamento feito com as coordenações junto aos professores, a biblioteca ganhará novos livros, cuja aquisição está em fase de cotação de preços. "A biblioteca é o coração da instituição", comenta.
Os projetos de extensão também têm prioridade. "A idéia é realizar atividades, trazendo, por exemplo, outros professores e profissionais atuantes no mercado para complementarem na formação, contribuírem", diz.
Ao pensar a educação de forma integrada, na qual a faculdade interage com a comunidade, Mauro pensa o espaço acadêmico como um vetor para formar pensadores, críticos, aptos a exercer o ofício escolhido dentro de um contexto sócio-polítco-econômico. Para ele, a academia deve oferecer formação sólida, conhecimento técnico e científico. “Queremos que os alunos sintam orgulho de ter estudado na Feapa”.

(Revisão: Yorranna Oliveira)

Um comentário:

  1. Gleidson,

    Este foi o primeiro link que encontrei relacionado ao então candidato a representação no CFA na chapa 2, Mauro Leonidas.
    Gostei muito do artigo, e me ajudou a conhecer a trajetória do candidato, apesar de apreciá-lo 1 ano e meio depois de sua publicação.
    Deixo a sugestão de publicar atualizações tanto sobre ele como sobre as eleições 2010 para CFA/CRAs.

    ResponderExcluir